quinta-feira, 27 de abril de 2023

Japão deixará de exigir comprovante de vacinação ou teste negativo de viajantes a partir de sábado

Especialistas do governo disseram que o país pode enfrentar uma nona onda de infecções por Covid-19

medidas de fronteira
O Japão encerrará as medidas de fronteira contra a Covid-19 no próximo sábado (29), antes do esperado, informou a agência de notícias Jiji Press, citando fontes do governo.

O Japão havia dito anteriormente que as medidas contra Covid-19 terminariam em 8 de maio, mas a data foi antecipada para aliviar o congestionamento nos aeroportos no início do feriado de Golden Week entre 29 de abril e 7 de maio, disse a agência.

O governo havia escolhido o dia 8 de maio para encerrar as medidas porque coincide com o rebaixamento da Covid-19 para a mesma categoria de doenças infecciosas mais comuns, como a influenza.

Atualmente, todos os viajantes que entram no Japão são obrigados a apresentar certificado de pelo menos três doses de vacinação contra a Covid-19 ou um teste de coronavírus negativo feito até 72 horas antes da partida.

No lugar disso, o governo planeja introduzir um sistema de teste voluntário direcionado a viajantes com sintomas como febre em cinco aeroportos, com o objetivo de detectar doenças infecciosas.

Casos de Covid-19 no Japão
O Japão registrou 13.094 novos casos de Covid-19 na quarta-feira (26), um aumento de cerca de 1.000 em relação à semana anterior.

Vinte e três mortes relacionadas à doença foram relatadas em todo o país em 24 horas, enquanto o número de casos graves caiu para 58.

Em Tóquio, 1.745 novas infecções foram confirmadas, um aumento de 231 em relação à semana anterior.

Especialistas de um painel do Ministério da Saúde do Japão disseram que o país pode enfrentar uma nona onda de infecções por coronavírus maior do que foi a oitava, graças à taxa relativamente baixa de infecções e anticorpos até agora. 

O painel informou também que o número de mortos pode permanecer alto, principalmente entre idosos infectados, depois que o governo rebaixar a Covid-19 para o mesmo nível da influenza a partir de 8 de maio.
Fonte: Alternativa com Reuters 

Nenhum comentário: