quinta-feira, 17 de junho de 2021

Japão suspenderá estado de emergência em 9 províncias, mas restrições serão mantidas

Apenas Okinawa terá o estado de emergência estendido até 11 de julho

estado de emergência
O governo japonês vai suspender o estado de emergência em nove províncias, sendo que sete delas serão colocadas sob medidas especiais (quase emergência) com prorrogação de algumas restrições, informou a emissora NHK nesta quinta-feira (17).

O estado de emergência está previsto para acabar no próximo domingo (20) em Hokkaido, Tóquio, Aichi, Osaka, Hyogo, Quioto, Fukuoka, Hiroshima e Okayama.

Apenas Okinawa terá o estado de emergência estendido até 11 de julho, uma vez que os casos de Covid-19 não diminuíram de forma satisfatória e os leitos hospitalares para pacientes em estado grave continuam escassos.

Sete províncias (Hokkaido, Tóquio, Aichi, Osaka, Hyogo, Quioto e Fukuoka) serão colocadas sob medidas especiais de quase emergência a partir de segunda-feira (21) até 11 de julho.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga vai fazer um pronunciamento oficial nesta quinta-feira, após uma reunião com especialistas em doenças infecciosas, segundo a NHK.

Nas sete províncias onde medidas especiais entrarão em vigor na segunda-feira, o governo manterá algumas restrições, como pedir a bares, restaurantes e outros estabelecimentos que fechem às 20h e parem de servir bebidas alcoólicas às 19h.

O estado de quase emergência em Gifu e Mie será suspenso no domingo, mas as medidas especiais serão estendidas até 11 de julho em Saitama, Chiba e Kanagawa.

Em relação a grandes eventos esportivos e culturais, o governo vai manter o limite de público em 5.000 pessoas nas províncias sob estado de emergência ou quase emergência. Mesmo depois que as restrições forem suspensas, o público não poderá passar de 10.000 pessoas.

O Japão registrou 1.710 novos casos de coronavírus na quarta-feira (16), depois de ter um pico de 7.000 infecções no início de maio. Os casos em Tóquio caíram para mais da metade de seu pico, com 501 novas infecções. Mas pela primeira vez desde 3 de junho o número diário passou de 500.

Estado de emergência (kinkyuu jitai sengen / 緊急事態宣言)
- Tóquio, Osaka, Hyogo, Quioto, Aichi, Fukuoka, Hokkaido, Okayama e Hiroshima (até 20 de junho)
- A província de Okinawa teve estado de emergência estendido até 11 de julho

As autoridades locais podem solicitar o fechamento de bares e restaurantes que servem bebidas alcoólicas e de estabelecimentos considerados não essenciais.

Medidas especiais - "quase emergência" (man-en boushi-tou juuten sochi / まん延防止等重点措置)
- Hokkaido, Tóquio, Aichi, Osaka, Hyogo, Quioto, Fukuoka (de 21 de junho até 11 de julho)
- Kanagawa, Chiba, Saitama (até 11 de julho)
- Gifu e Mie (até 20 de junho)

As autoridades locais podem solicitar a redução do horário de funcionamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos.
Fonte: Alternativa com Reuters

Nenhum comentário: