A corrida foi um evento-teste para a realização da maratona com as medidas contra a disseminação do coronavírus
A corredora Mao Ichiyama venceu a prova feminina da Meia Maratona Sapporo Challenge nesta quarta-feira (5), batendo até mesmo suas companheiras da equipe olímpica do Japão, Honami Maeda e Ayuko Suzuki.A prova foi um evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio a serem realizados no verão, embora tenha sido feita em condições de frio moderado e vento, segundo a Kyodo News.
A corrida também teve o percurso reduzido pela metade em relação à distância original da maratona olímpica, que é de 42 quilômetros.
Os organizadores pediram que a população evitasse se concentrar na beira do trajeto e até cancelou uma corrida de 10 quilômetros que seria aberta ao público.
A vitoriosa Ichiyama fez a prova em 1 hora 8 minutos e 28 segundos. "Houve partes em que as coisas ficaram difíceis, mas o vento estava nas minhas costas, então, no geral, me senti bem. Eu queria fazer um recorde pessoal, além de vencer", disse ela.
A substituta da equipe olímpica, Mizuki Matsuda, chegou 4 segundos após Ichiyama, sendo seguida por Suzuki. Maeda terminou em quinto lugar.
Na ala masculina, a vitória ficou com o queniano Hillary Kipkoech, que fez em 1 hora e 46 segundos. Yuma Hattori, do Japão, que entrou na prova apenas para observar o percurso, sem se preocupar em vencer, ficou em 24º lugar com 1 hora 2 minutos e 59 segundos.
Hattori comentou o seguinte no final da prova: "Consegui acompanhar o ritmo da corrida. Correr com outras pessoas dá uma ideia de como o ritmo vai se desenvolver, algo que você não consegue em um teste feito sozinho.”
Seu companheiro de equipe olímpica, Shogo Nakamura, desistiu de correr quatro dias antes devido a uma lesão no pé esquerdo, e Suguro Osako não participou.
A meia maratona, realizada na capital de Hokkaido devido à preocupação com relação ao calor escaldante de Tóquio, começou e terminou no Parque Sapporo Odori, após atravessar o rio Toyohira e o campus da Universidade de Hokkaido.
Os atletas estrangeiros puderam participar após se submeterem a testes diários para impedir a disseminação do coronavírus.
A presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio, Seiko Hashimoto, considerou a prova segura e pediu desculpas a Sapporo e Hokkaido pelos transtornos causados, segundo a NHK.
Mas a realização da prova dividiu as opiniões dos residentes. Uma colegial de 17 anos de idade disse que foi contra a realização da prova por medo de que a infecção se espalhasse. Já um homem com cerca de 80 anos de idade considerou as medidas seguras e apoiou o evento.
Fonte: Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário