quinta-feira, 11 de março de 2021

Cerejeiras começam a florescer 16 dias antes do normal em Hiroshima

Dias ensolarados e temperatura menos fria anteciparam a abertura das flores

someiyoshino
O Observatório Meteorológico de Hiroshima anunciou na tarde desta quinta-feira (11) que as flores de cerejeira (sakura) começaram a desabrochar mais cedo na capital da província, 16 dias antes do normal, informou a emissora NHK.

Hiroshima se tornou a primeira cidade no Japão nesta temporada a registrar a floração da espécie mais comum de cerejeira no país, chamada someiyoshino.

O início da floração em uma determinada região é anunciado com base na espécie someiyoshino. É preciso ter mais de cinco flores abertas em uma cerejeira.

A abertura das primeiras flores de uma cerejeira indica que a temporada começou, mas pode levar de uma semana a 10 dias até que a árvore fique toda florida.

De acordo com o Observatório Meteorológico, a floração teve início em Hiroshima mais cedo do que qualquer outro ano desde 1958, quando as estatísticas foram coletadas pela primeira vez.

"No mês passado houve muitos dias de sol e a temperatura subiu, então acho que isso pode ter influído na antecipação. Estou honrado por ter testemunhado a primeira floração desta temporada no Japão", disse Kozo Akiyama, do Observatório Meteorológico de Hiroshima.

O floração deve começar mais cedo que o normal em praticamente todo o Japão.

A previsão é de que as cerejeiras comecem a florescer em 16 de março em Tóquio, 17 de março em Nagoia (Aichi) e Gifu, 18 de março em Shizuoka, Maebashi (Gunma) e Kumagaya (Saitama) e 19 de março em Osaka, segundo a Associação de Meteorologia do Japão.

Nas regiões de Tohoku e Hokuriku, onde o clima é mais frio, as flores de cerejeira devem surgir entre o final de março e início de abril.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: