terça-feira, 1 de julho de 2025

Temporada de escalada do Monte Fuji começa com taxa de ¥4 mil e novas regras

A trilha de Yamanashi abriu nesta terça-feira e as três rotas de Shizuoka estarão livres a partir de 10 de julho

Monte Fuji
A temporada oficial de escalada do Monte Fuji começou nesta terça-feira (1º) com a abertura da rota Yoshida, no lado da província de Yamanashi, marcando o início de um verão com regras mais rígidas para os alpinistas.

Este ano, além do aumento na taxa de acesso para 4 mil ienes, a província implementou medidas mais duras contra escaladas inadequadas, como as feitas com roupas ou equipamentos inapropriados.

A partir de 10 de julho, as três rotas do lado de Shizuoka também serão abertas e passarão a ter novas exigências e restrições, alinhando-se com as normas de Yamanashi.

Na madrugada desta terça-feira, por volta das 3h, o portão metálico recém-instalado no 5º estágio da rota Yoshida foi aberto, dando início à subida. Diversos alpinistas, com lanternas nas mãos, iniciaram o trajeto. De acordo com o governo de Yamanashi, 1.009 pessoas haviam feito a reserva antecipada para o primeiro dia, sendo cerca de 60% estrangeiros, infornou o jornal Asahi.

Este é o segundo ano das restrições impostas por Yamanashi como parte de uma política para conter o excesso de turistas (overtourism) e reduzir o número de escaladas perigosas.

Entre as novas medidas, destaca-se a verificação de equipamentos obrigatórios no momento da reserva online. O horário de fechamento do portão foi antecipado em duas horas — o acesso agora é permitido das 3h da manhã até as 14h.

Além disso, os funcionários do governo provincial, conhecidos como “Rangers do Monte Fuji”, passaram a ter o poder de impedir a passagem de alpinistas mal equipados. O limite diário de 4.000 pessoas permanece inalterado.

No dia 10 de julho, as rotas Fujinomiya, Gotemba e Subashiri, localizadas no lado de Shizuoka, também adotarão um sistema de reserva prévia via aplicativo, além da obrigatoriedade de assistir a um conteúdo educativo sobre segurança e pagar a mesma taxa de 4 mil ienes.

Com isso, as regras entre os dois lados da montanha estarão praticamente unificadas. A temporada de escalada vai até 10 de setembro.

Equipamentos obrigatórios
De acordo com o site oficial de escalada do Monte Fuji, os itens que devem ser levados incluem:

  • Roupas para frio (agasalhos térmicos)
  • Capa de chuva separada em parte superior e inferior
  • Calçado apropriado para trilhas e montanhismo

Mais informações, inclusive sobre reservas antecipadas, podem ser obtidas aqui.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: