quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Quebec - Canadá


A cidade de Quebec (Québec, na nomenclatura oficial no país), também por vezes chamada de Quebeque em português, é a capital da província do Quebec, no Canadá, e a cidade mais antiga do país. Localiza-se no sudeste da província, às margens do Rio São Lourenço, a aproximadamente 180 quilômetros nordeste da maior cidade da província, Montreal. A cidade propriamente dita tem cerca de 508 mil habitantes, com aproximadamente 690 mil habitantes vivendo na zona metropolitana da cidade de Quebec.
Quebec é a única cidade entre o Canadá e os Estados Unidos da América cujos muros ainda estão de pé. O nome da cidade, bem como a da província, vêm de uma palavra de origem algonquina, que significa passagem estreita. Isto porque a largura do Rio São Lourenço na região da cidade de Quebec é de apenas 800 metros.
O nome oficial da cidade é Québec, pelo governo provincial e federal, e tanto em francês quanto no inglês. No francês a província é chamada de Le Québec, enquanto a cidade é simplesmente Québec, sem o Le. Para a apropriada diferenciação entre a província e a cidade, esta geralmente é chamada de ville de Québec em francês ou Québec City em inglês.
A grande maioria das atrações de Quebec estão localizadas no centro histórico da cidade, na alta cidade ou na baixa cidade:
O Château Frontenac, um imenso hotel, construído em um estilo que lembra os castelos franceses.
A Citadelle e as muralhas que cercavam a antiga cidade. Primeiramente construídas no século 17, foram parcialmente destruídas pelos britânicos na Guerra Franco-Indígena. As muralhas atuais foram construídas entre 1820 e 1831.
O Morro do Parlamento (Colline parlementaire), onde está localizada a Assembleia Nacional de Quebec, a legislatura provincial.
A cidade de Quebec possui mais de 400 parques e jardins. Um dos parques mais imponentes da cidade é o Parc des Champs-de-Bataille ou Planície de Abraham, próximo ao centro histórico da cidade, e as Cataratas de Montmorency, com seus 85 metros de altura.

O Quebec possui muitas igrejas, basílicas e catedrais, muitas delas localizadas no centro histórico da cidade. As mais imponentes delas são a Catedral Notre-Dame de Québec (Nossa Senhora de Quebec), a principal igreja da província e do país, o Convento Ursuline, fundada em 1639 e a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, a primeira catedral anglicana fora da Inglaterra, tendo sido fundada em 1804.
São quatro os museus presentes na cidade. O Musée national des beaux-arts du Québec, a maior da província de Quebec, possui pinturas, esculturas e outras obras de arte. O Musée Historique, com esculturas de cera que retratam cenas importantes da história canadiana. O Museu Seminário, com pinturas, moedas e selos antigos, e o Musée de la Civilization, com obras sobre a cultura humana e a civilização.
A avenida Grande-Allée, uma rua arborizada, primariamente comercial, com muitas lojas e restaurantes.
A arquitetura das casas e prédios em geral da cidade.
Hôtel de glace - O hotel de gelo.
Mais longe estão as Cataratas de Montmorency e a Basílica de Santa Ana de Beaupré, na localidade de Sainte-Anne-de-Beaupré.
A cidade possui um sistema de transporte público eficiente e integrado.
As ruas do centro histórico são estreitas. Muitas delas mantêm características do passado, e são proibidas para veículos e ciclistas, onde podem trafegar apenas pedestres.

A cidade de Quebec é servida pelo Aeroporto Internacional Jean Lesage, e possui um porto capaz de manejar navios de grande porte.
Duas pontes, além de um serviço de ferry, conectam Quebec com a costa sul do Rio São Lourenço, mais exatamente, a cidade vizinha de Lévis.
O Quebec é bem servida por vias expressas e rodovia, bem como por ferrovias, tendo terminais ferroviários de passageiros e de carga.

Nenhum comentário: